quinta-feira, 9 de julho de 2009

Rotina de sorrisos

No ponto ela deu o sinal. Entrou no ônibus. Seu cansaço estava visível e seus olhos só pensavam na hora de ver sua cama. No entanto, atrás do banco alto estava uma barbicha bem feita e um cabelo pretinho desarrumado e os olhos eram: Fascinantes! Ela sentou-se no último banco para observá-lo. Não esquecia o olhar, aqueles olhos penetrantes e grandes. Viajou! Até que seu ponto estava se aproximando. Levantou-se, sentou-se do lado, cutucou-o e disse: "Seus olhos são muito bonitos." E nesta hora olhou fixamente,  viu que eram muito mais belos do que pensava, quando se olhava no fundo da retina. "eles parecem... como ja-bo-ti-cabas quase maduras". Ele sorriu dizendo: "Obrigado!". Ela levantou, deu o sinal e não parava de sorrir. Pensou: " Meu Deus! que tipo de gente faz isso? Acho que sou maluca...", neste dia dormiu feliz.

No outro dia, na mesma rotina entrou no vagão do metrô. Seus cabelos estavam cansados e sua expressão de seriedade dizia as pessoas que...Olhou o cabeludo na sua frente. Ele estava escrevendo. Pensou: "Nossa que legal, quantas vezes eu fiz isso, escrever do nada sobre alguma coisa que não se pode perder."Queria ir sentar-se do lado dele e dizer "nossa, essa frase é incrível", mas seria muita loucura. Perdeu-se nos pensamentos. Logo ele levanta, senta no banco de trás e a cutuca dizendo: "Parece estranho, mas isso é pra você, espero que leia e goste. Hoje eu estava muito triste, mas você me deu inspiração". Ela olhou estonteada e incrédula, mas ao mesmo tempo tomada de uma felicidade discrente. Ele desceu e ela ficou a ler, não conseguia parar de sorrir. Neste dia ela dormiu mais feliz.

Todo mundo pode fazer felicidade, basta fazer p.arte das pessoas que nem conhecemos, basta ser mais sensível, basta dar mais amor. Sem temer, sem pensar no que pode vir, sem ser sacana. É preciso resgatar a pureza dos elogios, por menos puros que possam ser. É preciso sermos mais próximos e libertar os desejos e pensamentos. Sem maldade, sem malícia ou preponderância. São apenas elogios que sentimos ou sentimentos que devem ser elogiados. Tornar isso uma rotina gostosa, uma rotina de sorrisos...

4 comentários:

  1. Uma vez me disseram que só consiguimos ver fora o que reconhecemos dentro de nós, vemos no mundo reflexo do que somos capaz. Se há felicidade em nós, somos capazes de doer essa felicidade, caso não a tenhamos é quase impossível doar tem ter o que ter pra dar...e você parece repleta de amor, e recebe isso de volta.
    O mundo devolve o que a gente oferece.
    Você nunca vai se arrepender de se doar dessa maneira.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto, e eu penso da mesma forma. É tão bom sair por aí sorrindo, espalhando alegria entre as pessoas como se estivéssemos jogando sementes na terra à espera de que elas brotem.

    Ah, Nana! Obrigado pelo privilégio de tê-la na minha vida.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Muito simbolismo, srta....

    Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Quem dera ter coragem de declarar e desmascarar a pureza por que se esconde atrás de todo rancor e fraqueza que traz a vida e então sorrir para toda e qualquer beleza, como quem se alimenta dela, esmagando o auto-flagelador sentimento de outrora.

    ResponderExcluir

Deixe sua alegria após o sinal, biiiiiiiip!