terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Pulando, pulando

Nesta noite eu sai pra pular. Depois de dois discos voadores, meus olhos já estavam alegres. Nas noites de carnaval, só se pensa: tudo pode, é carnaval! E o meu pensamento não estava diferente, afinal eu sabia o que vinha pelo ano. Meus amigos também não ajudaram, era uma competição de quem pulava mais. Minha mãe diz que isso não se chama de amigo, mas pra mim, era carnaval.

"Corta o cabelo dele, corta o cabelo dele!", dizia a marchinha. Eu juro que tentei todas as vezes imaginar quem seria o Zezé. Pensei no meu bicho deste ano, mas cortaram seu cabelo e nem era carnaval. Outra, não acho que ele seja, pelo menos não demonstra. Mas pra quê imaginar o Zezé? Olhei pro lado e comecei a imitar a pipoca.

A multidão inteira estava bêbada,não importava o que tinha bebido. É incrível como as pessoas são mais soltas depois de um destilado, umas cevadas, uma batida de vinho ou a do pancadão. Elas são mais verdadeiras e divertidas, como se o escudo caísse ao chão e, na mesma proporção, mais vulneráveis. Eu também estava lá, mas sempre me ficava um resquício de consciência que apontava: "Olha a dor de cabeça amanhã! Olha, sua mãe vai ficar triste! Olha onde você está!". Mas é tudo uma questão de abstração.

Comecei a pensar naquela (falsa) felicidade, na carência humana, nas relações, nos sentimentos, no homem, na mulher,nas amizades, nos amores, nos valores, na dignidade... Isso tudo durante a música do praieiro, guerreiro que não quer mais nada e esses pensamentos, eu pulei também.

Eu vi coisas que não devem ser vistas e fiz coisas que não imaginava que iria fazer. Se me perguntar o quê? Não poderia contar, pra poupar-lhes as vidas. Mesmo porque, essas coisas eu também pulei da minha memória.

Eu poderia ter pulado o carnaval da minha agenda, como fiz uns anos atrás, por ser radical com a moralidade e com a sanidade, mas render-se aos costumes mundanos não me fizeram menos do que sou.

Se foi o carnaval e meus pés estão cansados de tanto pular. Pulei meus olhos e ouvidos, pulei meus sentimentos e pensamentos, pulei meu coração. Só pra me distrair, só pra me divertir, só pra ser mais normal, só porque era carnaval.

2 comentários:

  1. Eu comecei a ler a partir do segundo páragrafo, quando terminei, li o primeiro. Em suma, achei bem legal, em (grande) parte pela identificação. =)

    ResponderExcluir
  2. eu naum pulei, nem bebi, nem sei o q foi o carnaval

    ResponderExcluir

Deixe sua alegria após o sinal, biiiiiiiip!